Revista Geração Sustentável – A Revista do Desenvolvimento Sustentável Corporativo

Acessar conteúdo exclusivo



Esqueceu a senha? Registrar-se


Parceiros e Anunciantes

Projeto Hora do Conto

Postado em 29 de março de 2010 por Gerao Sustentvel
Categoria: Uncategorized

Projeto Hora do Conto valoriza a cultura e o teatro como ferramentas para a educação

Lewis Carrol, pai de “Alice no País das Maravilhas”, dizia que contar uma história é dar um presente de amor.
Ao considerarmos a visão de Carrol, podemos acrescentar que o ato de contar histórias pode constituir uma bela fonte de informações, de aprendizagem, entretenimento e troca de experiências.

Essas são algumas das características do Projeto Hora do Conto, que será realizado no Colégio Marista em parceria com o grupo teatral Cirquinho do Revirado a partir do próximo sábado, dia 23 de agosto, a partir das 10 horas. Com o projeto, alunos e comunidade terão acesso gratuito à apresentações teatrais e sessões de contação de história.

“A idéia é desenvolver nos participantes o gosto pela leitura e a habilidade de ouvir e memorizar, além de resgatar a cultura teatral como ferramenta de expressão”, explicam Claudia de Lima e Márcio Simas da Silva, coordenadores do projeto.

Os espetáculos trarão combinações de músicas, poesia, leituras, mímica, entre outros, para despertar a atenção do público para assuntos ligado à questões sociais, como meio ambiente, preservação da natureza e valorização da vida.

A peça teatral que inaugura o projeto é “O sonho de Natanael”, que relata a história de um menino pobre que sonha em mudar de vida e freqüentar uma escola. O enredo é conduzido por dois contadores com o auxílio de objetos e sonoplastia que remetem à cantigas de roda, cirandas, bonecos e brincadeiras que povoam o imaginário das pessoas.

“O desafio do espetáculo é trabalhar alguns eixos temáticos tais como: ética, cidadania, responsabilidade, preservação do que é público, compreensão, amizade, respeito, companheirismo, motivação, evasão escolar, violência”, explica Reveraldo Marques, um dos atores da peça.

O grupo criciumense Cirquinho do Revirado é parceiro do Colégio Marista, já que utiliza a cultura como forma de ensinar valores humanos e de solidariedade aos cidadãos.

As sessões do Projeto Hora do Conto são destinadas ao público de todas as idades e serão realizadas uma vez por mês no Colégio Marista com entrada gratuita. Outras informações podem ser obtidas na recepção da escola.